By Houaiss:
Fenômeno que ocorre com algumas pessoas, que se levantam dormindo, caminham, falam e realizam algumas atividades durante o sono, e geralmente não se recordam disso quando despertam; noctambulação.


Quadro Clínico:
É um dos distúrbios do sono mais comuns na infância, ocorrendo em torno de 30% das crianças de 3 a 10 anos de idade. Diminui na adolescência, mas um pequeno grupo persiste com o transtorno até a idade adulta. Distúrbio do sono profundo e ocorre geralmente nas primeiras horas de sono e dura de poucos segundos a vários minutos. O sonâmbulo senta na cama, ou se levanta, de olhos abertos, mas apesar de parecer acordado, está dormindo profundamente. Olha para as pessoas sem reconhecê-las e geralmente responde às perguntas, com frases sem nenhum sentido. Pode andar pelo quarto ou sair para outros cômodos, descer escadas e abrir portas e janelas. Raramente apresenta comportamentos mais complexos como trocar as roupas, urinar ou escovar os dentes. Normalmente ele mantém um reconhecimento parcial do ambiente e por isto costuma evitar objetos em seu caminho ou fazer coisas perigosas. Se os familiares tentarem acordá-lo, poderão conseguir, mas com muita dificuldade. Adultos sonambúlicos tendem a apresentar movimentos mais bruscos e violentos, chegando a bater contra portas e janelas e a se ferir; se os familiares tentarem contê-lo, poderão reagir com violência, tentando escapar. Quando é acordado, geralmente não se recorda de estar sonhando. Na manhã seguinte não costuma ter nenhuma lembrança do evento, ou se lembra muito vagamente de alguma coisa.


Causas:
A causa do sonambulismo ainda é desconhecida. O transtorno surge com mais freqüência em famílias que tem muita necessidade de sono. Acontece mais em situações de privação de sono e de fadiga intensa. Geralmente as crianças sonambúlicas não apresentam maiores problemas emocionais, o que ocorre nos adultos.

Minha primeira experiência com essa palavrinha, da qual me recordo, foi aos 21 anos. Meu primeiro carro “dormia” na rua. E eu dormia no 6o. andar de um prédio. Sabe-se lá porque, sonhei que o carro estava sendo roubado. No que eu achei que era sonho, abri a janela, debrucei-me com metade do corpo para procurar o carro, já que sonâmbulo não lembra de colocar os óculos de miopia. Carro localizado na rua, fechei a janela e deitei.
Minha segunda experiência foi um ou dois anos após a primeira e contou com testemunhas. Num final de semana na casa de praia de um amigo e depois de uma tarde toda de bagunça, o lado masculino alojado na sala e com medo de represálias, montou uma armadilha com latas de cerveja e fio dental durante a noite, de tal modo que, se eu abrisse a porta do quarto, as latas cairiam no chão. Foi exatamente o que aconteceu. Eles só não contavam que eu estivesse dormindo. A frase que soltei foi: “O que eu fiz?”. Voltei para a cama e aí sim acordei, assustada e brigando com eles, pois meu inconsciente entendeu que a porta do quarto tinha sido esmurrada.
Depois disso não tinha tido mais nenhum incidente ou prova de que essas crises tivessem continuidade. A única reclamação era o fato de eu falar demais dormindo. Mas minha tranqüilidade durou até a madrugada de sexta – 27/10.
Fui dormir “inteira” na noite de quinta. Quando acordei, na sexta, não podia mexer a perna esquerda de dor. Apalpando logo abaixo do joelho achei o local machucado internamente. Medi a altura e comparei com os móveis da casa. Bate certinho com os pés da minha cama. Se eu não tivesse me machucado, nem saberia que as crises continuam.
Pesquisei pela net alguma coisa e o que eu achei foi que esses eventos acontecem, predominantemente, com crianças (aha!); polissonografia, exame feito numa clínica de sono e, se diagnosticadas as agitações noturnas, tratamento com medicamentos benzodiazepínicos que diminuem as fases profundas do sono.
Posso procurar um neurologista, fazer o exame – o que vai me obrigar a passar a noite numa clínica, totalmente monitorada – mas tomar essa medicação, forte, dopante, “sossega leão”, nem pensar!
O pessoal do serviço, muito solícito, deu-me duas sugestões: acorrentar-me à cama ou contratar um segurança para me vigiar à noite. Particularmente gostei da segunda sugestão. Vou pensar…
Mas seja lá qual for a decisão, fica a dúvida e uma pontinha de medo: eu bati o joelho na ida ou na volta? Se foi na ida, provavelmente voltei a dormir. Mas, se foi na volta, volta de onde?? Onde é que eu fui passear, no meio da noite, de pijama???


:::
Fonte: http://www.josemol.com.br/sonambulismo.htm


Autoria:
Sandra Pontes


®
TEXTO REGISTRADO NA BIBLIOTECA NACIONAL. PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO. SUJEITO ÀS PENALIDADES PREVISTAS NA LEI 9.610/98 DE DIREITOS AUTORAIS.
PLÁGIO É CRIME! E OS TEXTOS CONSTANTES NA INTERNET POSSUEM UM AUTOR. PENSE NISSO ANTES DE USAR O COPIAR/COLAR.



Posts Recentes:


Comments


This entry was posted on Sunday, October 29th, 2006 at 7:22 pm and is filed under À parte. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

91 Corajosos!!!


  1. Afrodita on March 19, 2009 5:12 pm

    Oi gente! olha to passando por aqui pra conta minha experiencia do sonabolismo. Pq eu ja tenho isso há muitos anos e tenho 39 anos, mas agora to com medo de dormir pq sou csada e ja algum tempo moro na europa, tenho tb filhos e ultimamente sinto meu marido muito diferente, algo com, se fosse duas pessoas, uma em casa e outra fora. E como sou sonanbola to desconfiaa que ele pra se livrar de mim, ta tentando me matar pq ja umas semanas atraz passados 2 dias que me apareceu muitas manchas rochas no corpo e eu tb nesses 2 dias antes, amanhecir com o corpo todo doido, foi só entao que apareceu as noduas negra no meu corpo. Seria possivel uma pessoa se aproveitar da doença do outra e matar enquanto dormi?, E sendo assim ja pode até ta com minha morte encomendada e eu nao to sabendo. O caso é que nao me lembro de nada , da noite anterior e tao pouco o que fiz enquanto dormia. Um dia desses posso aparecer morta em casa, pela a pessoa que amo e ainda ele se safar da minha morte. Ta dificíl viu. Caraca to mesmo com pé atraz com ele, pq posso dormir e talvez nao acordar. Eu tenho sonabolismo e tb muita gente tem ,que podemos fazer se é uma coisa do nosso subconciente. Inpossivel, nao há remedio, ninguém pode me ajudar.

  2. uara jacob on April 18, 2009 12:34 am

    eu tbm passei por isso outra noite acordei estava com o cotovelo machucado, não sabia o que tinha contecido, pelo jeito cai mais quando e como nao sei. achei otimo achar pessoas que contam suas historia de sonabolismo. bjs

  3. Bia on May 11, 2009 2:45 pm

    Meu irmão passa pelo mesmo problema, fico assustada porque ele grita, chora e fica apavorado a noite mas quando acorda não se recorda de nada.Os sonhos dele devem ser sempre de horror pois ele fica apavorado mas ele diz que não lembra. Ele tem 12 anos e desde os 7 tem isso. Como posso ajuda-lo? Devo leva-lo em um Psiquiatra ou Neurologista? Qual pode ser ACAUSA DISSO? Obrigada, o site está ótimo!

  4. Renata on June 6, 2009 4:26 pm

    Oi gente! to achando q sofro disso tamb, quando criança tive uma vez levantei da cama e tava tentando abrir a porta da cozinha para sair quando meu avô viu e me levou pra cama denovo. Depois disso sempre falei a noite e sempre me mexi muito na cama tamb, as vezes chego a gritar chamando minha irma ou alguem da minha casa. Mas essa noite cheguei ao cúmulo comecei a gritar chamando minha irma depois me virei e comecei a puxar o cabelo do meu marido ( o cabelo dele é meio comprido) ai acordei com meu marido dizendo para, para…rs não dá pra acreditar…

  5. Elisabete on June 23, 2009 1:44 pm

    Olá! Gostei do seu blog.
    Estava pesquisando sobre o tema, porque tenho uma menina de 4 anos que tem esse problema, eu sabia que ela falava dormindo o problema é que ela há 2 semanas durante a noite abriu a cabeça foi feio levou 4 pontos e não encontrei explicação para a queda. Até que a noite passada por volta das 3 da manhã ela não estava a dormir na sua cama, estava noutro citio do quarto junto dos bonecos.
    Desculpe o desabafo mas ando com um pouco de medo do que poderá acontecer. Bjx

  6. Misael Silva on July 6, 2009 2:07 am

    Sofro com isso desde pequeno. Achei que não sofria mais disso, pois moro sozinho a alguns anos oq dificulta que eu soubesse que ainda era sonambulo.
    O ultimo relato foi noite passada quando convidei 2 casais de amigos para assistir um filme aqui em casa com minha namorada. Acabei dormindo na metade do filme, acordei alguns minutos depois com todos assustados, me perguntando se eu sofria de algum distubio… Relatam que me levantei e deixei minha namorada muito assustada quando olhava pra ela falando coisas estranhas e parti pra cima pressionando ela contra o sofa.. sinistro! hahahaha!

  7. Carol on July 15, 2009 10:17 pm

    Oi estou fazendo uma pesquisa pra uma palestra sobre Sonambulismo e adorei os depoimentos, também sou sonambula e várias vezes ja acordei na fente da geladeira com a porta aberta, como se estivesse a procura de algo pra comer, já tirei toda a roupa na sala enquanto meus pais assistiam TV, já atendi a umas ligaçoes de amigos e depois nao me lembrei do que conversei…

  8. Luiz felipe on July 21, 2009 3:10 pm

    as vezes quando durmo com a minha namorada e ,de vez enquando, de alguma forma tento ter contato sexual com ela enquanto dormimos, mas claro nao me recordo disso, ja fiz outras coisas como dormir na casa de uma amiga, e acordar em casa, sem saber como que fui parar em casa, e somente ela me contando detalhes dizendo q levantei e disse q precisava ir e ainda fui de onibus deixando o carro no local haha, tenho medo de ser agressivo com minha namorada, e gostaria mto de parar de tentar contatos sexuais com ela enquanto dormimos, seria interessante uma ajuda médica?
    vlw pela atneção! aguardo sua resposta!

  9. Michele on September 7, 2009 10:50 pm

    Desde de pequena eu sofro de sonambolismo, meu pai me conta q quando criança, ele deixava sempre uma leiteira com leite em cima do fogão para eu beber, pq todos os dias eu levantava dormindo para tomar o leite. Hoje com 21 anos, eu ainda sofro de sonambolismo, mas parei de andar pela casa, minha tia diz q eu acordo durante a noite, sento na cama e começo a conversar com os olhos aberto ñ falando coisa com coisa… Tenho vergonha de dormir em casa de amigos, vai q eu levanto falando coisas e eles filmam e colocam na net pra me zoar. q mico, heim!

  10. Bruna on September 16, 2009 9:38 pm

    Geeente, to meio apavorada com essa história de sonambulismo!
    Aconteceram dois episódios durante essa semana, nunca havia acontecido nada parecido comigo.
    O primeiro minha irmã me contou que eu desci da beliche, fui para a sala, ascendi a luz e comecei a brigar com alguém, mas estava sozinha, e falava brava e alto. Depois apaguei a luz e voltei a dormir.
    A segunda vez, eu fui dormir de pijama e acordei com frio só de calcinha e sutiã!

    Não me lembro de nada durante a noite…

    Se alguém tiver esclarecimentos, como evitar, por que acontece, o sonambulismo, por favor, nos informe.

    Até mais..tomara que sem mais episódios!!!

  11. Emílio Tôrres on November 16, 2009 11:08 am

    Tenho um filho de 25 anos, ele trabalha, faz musculação, acabou de colar gráu em Direito, tá fazendo um curso à noite na área de Dieito assim que ele sai do trabalho vai direto prea esse curso um verdadeiro corre, corre, aí quando chega o fim de semana ele bebe umas cervejas só que ele é exagerado quer berber muitas cervejas, ou outro tipo de bebidas. O que é que ocorre, quando chega em casa depois da farra vai dormir e lá pras tantas ele levanta da cama e faz xixi alí mesmo no quarto já fez xixi em cima do monitor que acabara de comprar, em fim tá sendo uma preocupação pra gente porque temos que ficar de plantão pra evitar que ele faça xixi dentro do quarto e quarto vire uma piscina gostaria de saber se esse distúrbio tem tratamento. Um forte abraço Emílio Tôrres

  12. Simone on April 7, 2010 10:40 am

    Sempre tive esse problema, desde a infância até hoje (fase adulta)!
    Devido a isso, já passei por várias situações desconfortáveis, como abrir a porta e ir parar no terraço; sair do quarto falando e espantando as visitas de madrugada; bater, gritar e brigar MUITO sozinha; e até mesmo andar até a sala e urinar frente a todos quando criança..!
    Enfim, quem dorme próximo a mim, geralmente reclama muito do barulho e agitação que faço durante o sono.
    E, além desses inconvenientes, ainda acordo cansada, como se não tivesse dormido nada, com dor de cabeça, às vezes, e passo o dia inteiro com bastante sono.
    Gostaria de saber como poderia amenizar esses eventos que ocorrem durante meu sono?

  13. Carlos on April 10, 2010 11:13 pm

    Oi Sandra, sempre tive sonambulismo leve, tipo piloto automático, exemplo vou ao banheiro dormindo, acerto direitinho dou descarga só não ligo a luz ou lavo as mãos e volto a deitar e nunca me lembro de nada. Até ai tudo bem, pois sempre fiz as coisas necessárias dormindo acho até que é preguiça de acordar e não sonambulismo.
    O que esta me preocupando muito é que tenho falado dormindo, em português claro, sou casado “não que tenha algo a esconder”, mas me preocupo todo dia quando ela pela manha já está de mau humor.
    Abraços

  14. ROSE MEIRE on August 2, 2010 9:15 pm

    Olá, desde criança tenho sonambulismo, no entanto nunca liguei muito, até quando tive meus filhos, minhas crises pioraram muito..!!!E elas foram sutuações de risco, quase cai da sacada de minha casa, só não aconteceu pq bati muito forte no vidro e que por minha sorte foi agora no inicio do inverno, pq no verão fica aberta, outra muito seria foi em um hospital, estava na compania de minha minha mãe e sonhei que ela havia saido do hospital, eu via tudo, sai correndo, passei e ainda briguei com os enfermeiros e sai na rua como uma louca, só acordei com o barulho da freiada do carro e buzina, foram muitas e muitas histórias, umas até meio que engraçadas, mais eu digo me faz muito mal, pois quando me dou conta doque esta acontecendo sinto fraqueza, taquicardia e um desespero pra lembrar de tudo oque aconteceu, sinto meu cerebro fraco, gasto, em um dos caso serissimo que aconteceu resolvi procurar um médico , pois, lhe disse: Então se eu sonhar que tenho que matar alguem vou pegar uma faca e matar?Não quis mais me sentir uma ameaça para meu marido e os dois filhos que tenho e até mesmo minha propria segurança, hj tomo remédio, tenho crises pequenas, mais ainda são bastante freguentes.
    Me desculpe por falar tanto sobre isso aqui,mais como andei lendo algumas coisas, quis me expressar tambem, pois muitas vzs me acho muito diferente nesta questão e isso me incomoda um pouco.
    Obrigada.

  15. Bárbara on September 16, 2010 2:09 pm

    Qual o remédio que deve ser tomado para amenisar o problema do sonambulismo…estou tendo isso com muita frequencia e ja tenho 18 anos.POR FAVOR ME AJUDEM!!! FAÇO E FALO UNS 5 EPSÓDIOS POR NOITE!!!
    obrigada.
    beijos.

  16. fernanda lins on October 5, 2010 5:27 pm

    por favor me ajude; tenho probema de sonabulismo; sai a noite e quando acordo me encontro em lugares estranhos. sofro muito com isso…meus colegas debocham muito de mim isso tenhe tratamento?

  17. Karina Pérola on November 1, 2010 12:51 am

    Olá,

    Sou Karina, tenho 25 anos e fico sonâmbula todos os dias desde pequena.
    Coitada da minha mãe que agüenta minhas crises. Coisas que faço dormindo é ela que me conta, mas algumas eu lembro.
    Já sequei meu cabelo com o secador ligado na tomada; já peguei macacos no banheiro; sacudi meu irmão de 9 anos achando que ele estava morto, mas apenas estava dormindo; assisti televisão hehe; conversei com minha mãe; dei gritos de terror na casa das amigas; abri portas; debruçei na janela, sorte que tem a tela de proteção, pois moro no 5º andar; salvei muitas pessoas; levantai a cama box pra salvar alguém que estava preso embaixo da cama; entre outras histórias.
    Mas a cena, que não esqueço jamais, foi a que passei com o meu namorado. Coitado dele. Viajamos para a praia, maior love, dormi pelada. Então comecei a pular na cama e fui dar meu salto (mortal) em direção ao mar (digo à parede). Antes de mergulhar na parede, meu namorado me segurou e me acordou, depois de muitos tapas que eu dei nele. Fiquei envergonhada e achei que o namoro ia acabar com apenas um mês de namoro.
    Não estou mais com ele. O namoro durou 2 anos e meio. Talvez, o sonambulismo tenha atrapalhado ou não, pois tive outras crises e ele nunca dormiu sossegado.
    Já fui à neurologista e psiquiatras. Tomei muitos medicamentos que só me deixaram mais lenta do que sou. Continuei sonâmbula e parei com os remédios.
    Pode até estar relacionado com as fases da lua, já observei isso.
    Comecei a ouvir música para dormir, mas como agora durmo sozinha ainda não sei se funcionou.
    Minha mãe sente vergonha de mim. Quando viajamos e ficamos hospedadas em hotel, o que falar pra camareira ou para o vizinho de quarto?? Sem contar que fico sonâmbula de tarde também. Como explicar??
    Sou mais uma a tentar descobrir a causa desde mistério. Até em Centro Espírita eu já fui.
    Depois desta carta hehe, só peço que mantenham contato comigo, para que possamos achar graça em vez de medo, até que algum especialista se preocupe com esses casos e torne isso mais importante para a medicina.
    Beijos e Abraços…

    Karina Pérola.

  18. Luisa on March 13, 2011 5:50 pm

    Gente eu sempre tive um sono doido. Quando era adolescente cheguei a cair da cama de cima do beliche e continuei dormindo no chão. Já cantei músicas inteirinhas dormindo, claramente e geralmente se entende bem o que eu digo. Estes tempos meu marido disse que eu abri os olhos olhei para ele e lhe dei um soco na cara. Ainda bem que foi fraco.Háháhá. Eu uso benzodiazepínicos para dormir e não adiantaram em nada nesta parte.
    Acho engraçado isso, mas quem dorme junto se chateia, imagino.

    Beijos.

  19. Dulce on June 3, 2011 6:30 pm

    Sandra,
    Tenho 48 anos e nunca soube que tivesse falado, andado ou realizado qualquer atividade enquanto dormia, mas hoje de manhã ao ligar o fogão para preparar meu café, vi duas marcas de beijo (com batom) no meu fogão. Primeiro pensei que talvez minhafaxineira tinha levado a filha junto dela, há dois dias, quando fez limpeza em meu apartamento; mas tive uma surpresa quando ela me disse que não havia levado e ao contar o que vi de manhão ( as marcas de batom), ela me lembrou que é evangélica e não usa batom e acredito, pois é uma pessoa muito honesta e sincera. Mas pergunto; é possível que eu tenha levantado, em um quarto extremamente escuro, aberto a porta do meu guarda roupa, passado batom, destrancado a porta, que estava chaveada, ido até a cozinha, agachado, beijado o fogão, tirado o batom, trancado a porta e dormir e não me lembrar? Estou apavorada. Pergunto; se eu colocar um alarme na porta do meu quarto, corro algum risco se acordar com o barulho alto do alarme?

  20. Virgínia on July 12, 2011 4:46 pm

    Olá…
    tenho 24 anos, sempre fui uma criança agitada… fiz 5 anos d trat. pra depressão mas nunk tiv episódios d sonambulismo…mas nas ultimas 2 semanas, venho apresentando comportamantos estranhos…CHEGUEI A CORTAR MEU CABELO, JOGUEI CINUCA, EXPERIMENTEI ROUPAS DO MEU ARMÁRIO, BRIGUEI COM MEU MARIDO, CONVERSEI, CANTEI, FUI AO BANHEIRO FAZER XIXI E NO OUTRO DIA, ACORDEI NA COZINHA COM TODAS AS LUZES LIGADAS…
    confesso que estou assustada e que ontem a noite tive medo de dormir…pq cortei meu cabelo com uma tesoura de costura… e se eu me machucasse? ou machucasse alguem?
    já procurei ajuda médica, estou em fase de exames…
    Espero mais respostas da medicina, pois não há muitas saídas para nós…

  21. elika de freitas on October 16, 2011 1:54 am

    ola tenho 18 anos,nunca me dei conta que falava dormindo.teve uma vez em q estava na casa do meu namorado,estava dormindo ele me disse que acordei falando coisas estranhas como”cade o meu poste”? ele achou que eu estivesse louca, mas na verdade oque eu queria era o meu sutian…….kkkkkk ele nao aguentou e comecou rir da minha cara. ele: acorda c ta dormindo “meu poste” kkkk oque eu iria fazer com um poste de luz? kkkkk

  22. Cristiane on October 26, 2011 10:10 am

    EU ando desconfiada que estou sofrendo de sonambulismo…eu sempre falei dormindo e uma vez na casa do meu namorado eu fui pro banhiero dormindo, só de calcinha e sutiã (ele morava com os pais) e fiquei lá por um tempo, a mãe dele acordou com os barulhos que eu fiz lá e quando ela chamou ele para me buscar eu sai do banheiro como se nada estivesse acontecendo e voltei pracama a dormir. Eu não lembro de nada disso. Porém depois dessa cena nunca mais eu soube de nenhum acontecimento durante a noite. Essa noite, porém, eu dormi com a tomada do notebook ligada na parede e com o gato no meu quarto com a porta fechada, quando eu acordei de manhã o gato não tava e o notebook tava desligado da tomada….prguntei para minha mãe se ela esteve no meu quarto e ela disse que não, jurou que não…mas eu não lembro de ter abrido a porta pro gato nem de ter desligado o computador…fiquei meio assustada!

  23. escolha sua tatuagem on October 31, 2011 6:27 pm

    escolha sua tatuagem…

    […]I have been browsing on-line more than 3 hours today, yet I by no means discovered any attention-grabbing article like yours. It?s lovely price sufficient for me. Personally, if all website owners and bloggers made just right content material as y…

  24. Tânia on November 3, 2011 12:56 pm

    Quando criança, tive bastante, e na adolescencia tb, mas com menos frequencia. Agora, com 20 anos, voltei a ter, e eu ando, paro em alguns pontos da casa. Já acordei no meio quarto, sentada no chão, em frente ao banheiro, e até no meio da escada! É fato que hoje durmo menos, por conta das obrigações cotidianas (Acordo 5:30 e durmo meia-noite). Me cortei uma vez tb, mas ainda não descobri como.

  25. fabricia on November 18, 2011 10:19 am

    ola, tenho 30 anos e nunca, q eu saiba,tive sonanbulismo. mas nas 2 últimas noites algos estranhos aconteceram comigo.. uma que meu marido disse, ele estava na sala vendo teve e dormindo, eu levantei acendi a luz do quarto..ele da sala viu q a luz foi ligada e achou estranho foi ver o que era e me viu em pé olhando para o computador e ele me perguntou o q houve eu disse a ele barulho no computador e voltei para a cama.. mais eu não me lembro disso, mais me lembro de eu indo deitar na cama e dizendo um barulho. no dia seguinte eu acordei na varanda la de casa, meu marido dorme tarde, entao ele estava no portao falando com irmão dele. eu não me lembro de ter me levantado, mais me lembro do sonho, eu estava sonhando com ratos na minha cama e sai fugindo.Como pode acontecer isso comigo aos 30 anos, pois não me lembro ter passado por isso nunca! Achei até que era espitual, mais vendo esse depoimento vi que é um desturbio comun. Boa sorte a todos nós espero não ter mais isso!

  26. johusky on January 11, 2012 6:15 pm

    ola,ja algumas noites k eu tenho falado a dormir e so descobri ontem pela minha irma k me disse k era sonambula e so keria saber se era possivel ou se ela viu num site k dizia k era possivel.

  27. fernanda guerra on February 17, 2012 4:44 pm

    meu nome é fernanda tenho 32 anos e tenho este problema, ele acontece com muita frequecia e eu não sei o que fazer pois moro sozinha com meus dois filhos e tenho muito medo de fazer alguma besteira, quando eles vão passar o fim de semana com o pai eu vou dormi na casa da minha irmã. preciso saber com mais detalhe sobre o assunto obrigada espero resposta. fernanda

  28. Viviana on March 24, 2012 7:55 am

    Olá, tenho 18 anos e aparentemente tive meu primeiro episódio sonâmbulo essa noite. Eu moro sozinha e faço cursinho pra Medicina, ando meio estressada,mas não bebo e tento manter, pelo menos, 8 horas de sono por noite. Ontem à noite, fui dormir às 22h, com meu ventilador ligado. Acordei hoje de manhã com meu ventilador desligado e com a televisão da sala ligada, sendo que não a ligo há uma semana. É possível que isso seja sonambulismo mesmo?

  29. Leane on April 16, 2012 11:19 am

    Oi Sandra, sei que o seu post é antigo, mas achei bem interessante. Trabalho na TV Gazeta e vamos fazer uma pauta sobre este assunto com uma médica e estou procurando depoimentos de quem sofra com isso para participar do pgm. Se vc se interessar ou tive alguém para indicar, pode entrar em contato comigo: (11) 3170-5713. A entrevista será em estúdio, amanhã, terça-feira, dia 17.04, entre 10hs e 12hs. Muito obrigada.

  30. william on June 3, 2012 11:36 pm

    ola meu nome é william tenho 22 anos acordei de manhã para mexer o meu computador foi conectar a internet e percebi que o moden naum estava la, axei estranho e lembrei que tinha guardado o moden de madrugada dentro da gaveta de roupas e me lembro de ter acordado anoite fui tirei o moden e guardei mais eu nunca tinha tirado o moden de la e eu sabia que tinha tirado mais não lembrava por que …. axei estranho eu sabia o q eu estava fasendo mais não sabia o por que=/

  31. cris on September 8, 2012 3:04 am

    quando criança minha mae sempre contava hiatorias as quais eu naum lembrava de ter feito… ela contava q acordava no maiso da noite comigo socando a porta… balançando os quadros da parede… arrumando a cama…
    isso quando criança.
    mas agora na adolecencia ja aconteceu de falar pelo telefoni com minha irma, meu namorado dormindo e naum lembrar de nada depois, e ter realmente registrado os telefonemas no celular, com o meu namorado eu até acordei no final da converça sem entender nada… ja aconteceu de meu pai tentar me acordar e eu brigar feio com ele, fiquei sabendo pq ele me contou depois…
    ja aconteceu de eu dormir com o quarto arrumado e acordar com td fora do lugar…
    mas ultimamente anda acontecendo de eu acordar digamos q pela metade, sem raciocínio… aponto de pegar o celular na mao, ver q esta tocando e naum perceber q devo atender, naum saber o q fazer, ou perceber um tempao depois de ele estar tocando…
    as vezes faço coisas sem sentido como mexer na televisao mais naum sei o pq to fazendo isso…
    fico preocupada pq naum sei o q fazer, naum sei com qm falar, naum sei se procurar uma psicologa seria uma saida…
    efim preciso de uma luz, pios isso ta atrapalhando na minha vida!

  32. Aline Silva on March 7, 2013 4:19 am

    Olá, interessante ler esses depoimentos, essa semana fiquei assustada com meu namorado, dormimos e depois de duas horas acordo assustada com uma batida na porta, quando olho é ele desmaiado no chão, a porta estava trancada, e quando acordo assustada olho ele esparramado no chão, chamei ele 2 vezes e ele me respondeu depois, sentou na cama e de 1 minuto ficou com ancia e passou mal, muito mal. Ai melhorou e voltou a dormir, fiquei preocupada, ele me contou que já acordou do nada na cozinha com um copo de agua na mão, que já acordou de pé no banheiro, mas o que será que ele foi fazer fora do quarto? Moro com meus pais e irmãos, e isso da medo e é sem cura. Ele anda extressado e ancioso, Tem algum tratamento?
    Grata

  33. rafaela oliveira on April 2, 2013 5:06 pm

    olha tenho 15 anos e desde de pequena levanto da cama,falo a noite,ando pela casa,e ate mesmo abro a porta e fiko la fora,tem q fikar alquem me monitorando,fiko ate preocupada cmg pq ja me machuquei mtas vezes,ja ate cai da escada,e o tonbo foi feio,quando acordo outro dia começo a lembrar-me do que fiz,e quando nao lembro minha tia ou meu pai me contavam o episodio e´mto triste viu.espero q quando eu fikar um pouco mais velha isso possa passar pq se nao vou ter q ir atraz de um psiquiatra..rsrsrs beijos galera…

  34. Mari on June 27, 2013 4:55 pm

    Boa tarde.
    Lendo esses relatos todos fico um pouco mais conformada. Eu sou sonambula desde a infancia e ate hoje com 36 anos continuo com isso. Já fiz exames de polissonografia e não levei o resultado com medo do medico passar calmante, e de louca eu nao tenho nada,rs. Quando eu mudei para o apartamento no 17 andar, já instalei rede de proteçao em todas as janelas, sacadas e area de serviço. Pois, eu ja me machuquei quando cai da cama,sai na rua. Atualmente estou casada e o meu marido esta tentando conviver sem medo, por que segundo ele eu acordo o predio todo com meus gritos. Se alguem souber algum tratamento que cure, pelo amor de Deus me avisem!!!!!

  35. João Vitor Bruschi on January 4, 2014 10:30 am

    Meu primeiro evento visto pelos meu pais aconteceu em 2013, no primeiro eu tinha 15 Anos, meu pais falaram que ouviram alguem abrindo a janela do meu quarto e levado as caixinhas de som do pc para a cozinha, no dia seguinte a janela estava entre-aberta, e meu pai me questionando se eu havia me lembrado disso, o segundo aconteceu no começo de 2014, quando meu pai disse ter visto eu mexendo na parede varias vezes e dizendo “é não deu certo” e depois ter acordado, meu preocupo em fazer alguma coisa de errada.

  36. Renata on May 31, 2014 11:35 am

    Olá, tenho 14 anos e desde pequena fui sonambula,mas os episódios eram simples, como: falar dormindo, se mecher muito, etc. Meu sono sempre foi muito pesado, para alguém me acordar a noite é um sofrimento e tanto, agora, de uns dois anos para cá essas crises pioraram, muitos dizem que elas diminuem ou cessam mas no meu caso piorou, minha irmã disse que foi apagar a luz do meu quarto ( durmo com ela acessa, pois dizem que melhora o sonambulismo, no meu caso,não) ai eu estava sentada ao lado da cama, olhei pra ela e fiz como um tigre: aarr! (isso mesmo, eu rugi pra ela e dei tipo uma patada de tigre na perna dela), ela riu horrores,meu pai sempre dorme bem tarde e vai a cozinha para tomar agua, ele já relatou varias vezes q eu acordava,me servia de agua e conversava com ele coisas sem sentido, depois ele me mandava ir dormir e eu ia, já acordei com roxo nas pernas, debaixo da cama, ontem mesmo quando “fui tomar água” minha irma me perguntou se eu havia dado o remedio para minha cachorra ( ela toma remedios controlados ) eu respondi que sim e fui ver tv, o problema, é que me lembro que fui para o meu quarto deitei e dormi, não me lembro de ter conversado com ela, bebido agua,dado remedio para minha cachorra ou ate mesmo ter visto tv, e sei q isso é verdade pq hj eu acordei no sofá, mas se eu for contar TODOS meu episodios aki, vai ser muuuuito grande meu comentario, e essa n é a intenção, apesar de eu já achar q deve estar bem grande.

  37. Neuza on April 3, 2015 11:30 pm

    Há uma hora acordei com o barulho da porta do vizinho a fechar.
    Quando reparei, a minha porta de casa estava completamente aberta. Tendo a certeza que a deixei fechada, e que ninguem forçou a entrada, resta-me pensar que foi mais um episodio de sonambulismo.
    Como ouvi a porta do vizinho e eram 2 e meia da manha… Será que fui la bater à porta? O que terei dito?
    Sempre tive além de alguns episodios de sonambulismo, o sono muito leve.
    Haverá casos de acordar com barulhos pouco depois de um episodio?

  38. thiago on June 15, 2015 12:47 pm

    Olá, estive procurando sobre o assunto, e depois de muito procurar encontrei esse blog que fala justamente do que acontece comigo, e todos os comentários me chamam atenção porque acontecem essas coisas comigo. Essa noite eu acordei e fiquei segurando o guarda roupa, porque ele estava caindo, e dependia de mim pra não vir a chão, sonâmbulo consegui imobilizar o guarda roupa e voltei a dormir com medo dele cair em cima de mim, quando acordei, fui averiguar por que o guarda roupa tava caindo, e percebi que estava perfeitamente normal, dei uma balançada no guarda roupa, mas ele nem mecheu. Outro dia bati minha perna em algum lugar que ficou doendo, quebrei não sei como a corda do meu violão. Antigamente, eu gritava bastante durante a noite e hj em dia, acordo inconscientemente fazendo coisas loucas. Ja fiquei com bastante vergonha quando dormi na casa de uma amiga e acordei falando sozinho, eles achavam que tava louco.

    Se alguém puder ajudar, agradeço

  39. Claudia on September 18, 2015 2:44 pm

    Muito interessante, descobrir que tenho algo em comum com muitas pessoas, que inicialmente pensei que fosse delírio meu.
    Somente apos conhecer este site tive a certeza que sou sonambula e após ler os relatos descobri fatos do passado.
    Tenho 34 e percebo que em decorrência do cansaço e do stress do trabalho esses ataques se intensificam, quando estou tranquila e descansada não acontece. Tenho a mania de achar que alguem vai entrar no meu quarto e roubar os objetos, vira e mexe pego bolsa, secador,prancha e celular e escondo tudo dentro do guarda roupa, no outro dia fico doida procurando e me recordo vagamente que coloquei no guarda roupa. Me recordo de alguns episodios de quando era criança, mas que só hoje tive a certeza que sou sonambula, após ler um comentário parecido, quando acordava na minha cama tinha biscoitos, maçã e etc, sou seja, me levantava pegava algo pra comer e acabava dormindo e ficavam restos na cama… kkkk mas graças a Deus nada muito grave, mas ultimamente tem se intensificado, justifico como cansaço mesmo. Que Deus nos abençoe e nos livre dessa mal.

  40. mary on September 21, 2015 9:09 pm

    entao tenho 34 anos desde criança tenho sonambulismo
    eu levanto da cama saio p outras peças da casa abro a janela , alias oq mais faço é abrir a janela e espiar rsrsrs
    mtas vezes acordei debruçada na janela para nao ter problemas de cair coloquei grades
    falo normalmente com outra pessoa como se tivesse acordada
    se alguem me perguntar se estou dormindo respondo q nao e fico irritada com a pergunta
    e pior vejo cenarios bem diferentes como se estivesse em outro lugar ,
    muitas vezes lembro do q aconteceu muitas vezes nao, mas mas vivo sempre com marcas roxas de q me bato nas coisas rsrs, isso acontece quase tdas as noites
    teve uma vez em q fiquei pendurada num ventilador de parede na casa da minha ex sogra e gritava oq é issooo???? ACORDEI TDOS
    TENHO PENA DO MEU NAMORADO Q ELE QUASE MORRE DE MEDO DE MIM , ELE DIZ Q EU PIRO A NOITE
    SÓ ESPERO Q ISSO UM DIA PARE PQ ISSO É RUIM AS VEZES FICO COM CORPO TDO DOLORIDO
    MEU IRMAO TBM É SONAMBULO MEU SOBRINHO
    ENFIM JA VEM DE FAMILIA…

  41. Juliana on August 6, 2016 9:19 am

    Tb sofro com sonambulismo. Não lembro de nada, só sei pq as vezes o ventilador esta ligado na minha cara,muitas vezes acordo com hematomas roxos e as vezes ate sem blusa,pq tiro durante a noite. Ate quando dormia com meu irmão pequeno acordava sem blusa. Não sei se saio do quarto, pois ele continua trancado pela manhã . ainda bem

Nome (requerido)

Email (Segredinho nosso)

Site ou blog

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Deixe seu recado (que pode ser devidamente editado, ignorado, respondido, deletado... Depende do meu humor!)

"A vontade pode e deve ser um motivo de orgulho superior ao talento." Balzac

"Quem atinge o seu ideal, ultrapassa-o precisamente por isso." Friedrich Nietzsche

"O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato." Bernard Shaw

"Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los." Walt Disney