Quem conhece São Paulo pode ajudar se eu escrever algo errado. Para quem não conhece… Vamos passear um pouco.
São Paulo, grande cidade, metrópole conhecida mundialmente como cidade do trabalho, povo não muito “hospitaleiro” e apressado (tudo mentira!), possui seus bairros que abrigam milhares e milhares de imigrantes, vindo de todas as partes do mundo. Se comparássemos com Nova Iorque, por exemplo, poderíamos chamar nossos bairros de “guetos”, tipo Harlem e Bronx.
Temos o famoso bairro da Liberdade, onde os imigrantes japoneses se instalaram. Ruas enfeitadas com as divertidas lanternas vermelhas, lojas de kimonos, apetrechos de cozinha, onde encontramos desde a famosa Wok (panela para Yakissoba e Suki Yaki e que já se incorporou, há muito tempo, em nossos costumes) até tofu, shimeji, wasabi, sushis, sashimis, pasta para o famoso missoshiro e enfeites para a casa.
Se escorregarmos para o Bom Retiro, encontraremos os coreanos e suas confecções. Roupas e roupas. Alguns restaurantes também são encontrados por lá. As ruas não são decoradas, mas a língua estranha vira música enquanto passamos de uma loja para outra.
E temos o Bixiga (ou Bela Vista)… Haaammm, minha terra retratada entre as ruas 13 de maio e Dr. Luiz Barreto. Coalhada de cantinas italianas, pizzarias e onde as nonas se encontram na missa de domingo, os nonos jogam bocha e as ruas são uma festa na msitura do português “italianado”.
Mas festa, mesmo, acontece nesta época do ano: Nossa Senhora Achiropita. Conta a lenda que, numa região da Calábria (mais um motivo para eu ir até lá, já que minha família é toda dessa região), após o Imperador Maurício construir uma igreja para a santa, no ano de 582 d.C., uma linda mulher pediu ao monge que guardava a catedral para entrar e não saía. Quando o guarda foi verificar o que aconteceu, lá estava ela, pintada na parede. E é isso que significa Achiropita: “imagem não pintada pela mão do homem”.

dsc00576.JPG

Dia 15 de agosto é seu dia e, durante todo o mês, uma grande festa acontece na rua. Para quem não consegue reservar lugar no salão, há barracas de spagethi, calabresa e a famosa fogazza. Uma massa caseira, recheada de queijo, tomates picados e orégano, fechada em meia-lua e frita.
E lá fomos nós, enfrentar a multidão na Rua 13 de Maio no sábado. Muita, muita, mas MUITA gente. Filas quilométricas com mais de hora até chegar aos balcões para comer alguma coisa.

dsc00574.JPG

Uma senhora protestava em meio aos passantes, como vocês podem ver pela foto que tirei. Buscava emprego. Um desabafo não muito entendido pelo segurança da festa que tentava evitar o protesto solitário. Ela, firme, posou para a foto, esticando os braços para que seu cartaz fosse captado e lido pela minha câmera.

dsc00573.JPG

E milhares de pessoas se atropelando pela rua estreita. As filas se confundiam. A da fogazza estava bem lááá atrás, depois da do spagethi.
Acabamos desistindo de comer na festa e nos enfiamos numa das inúmeras cantinas que lotam o bairro: Cantina da Conchetta, do Sr. Walter Taverna, na Rua 13 de Maio, 560. Com direito ao vinho da casa regado a rodízio de massas, onde você pode comer lasagna, spagethi a bolognesa, rondeli, capeleti, caneloni e nhoque, ainda porpetas, frango, nhoque frito e música. Não. Nada de música italiana, somente. Nem “aquelas” de barzinho. Ouvimos Demônios da Garoa, Dolores Duran e outras pérolas na voz dessa mulher, na foto, que autorizou a divulgação, mas eu, muito esquecida, não perguntei o nome… Então, quando estiver em São Paulo, vá até a cantina, toque o sino na porta, sente-se e coma, com gosto!

dsc00578.JPG

Fiquei com água na boca pela fogazza, no sábado. No domingo, meu querido amigo, que conheci na festa, me atiçou sobre o spagethi… Da próxima vez ELE vai buscar para mim! Como?? Quem é o amigo?? Segredo…
A festa termina no próximo final de semana, dia 02 de setembro. Para quem quiser ir, dica: chegue cedo. A festa começa às 18h. Já fique na fila para comer e depois aproveite para fazer sua caricatura com uma senhora na esquina da Rua 13 de Maio com a R. Conselheiro Carrão. Não chamo nem de caricatura e sim, retrato. A do Léo ficou perfeita!
Ano que vem tem mais… Vem!

dsc00581.JPG


Autoria:
Sandra Pontes


Comunidade do site no Orkut.
Participe.


®
TEXTO REGISTRADO. PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO. SUJEITO ÀS PENALIDADES PREVISTAS NA LEI 9.610/98 DE DIREITOS AUTORAIS.
PLÁGIO É CRIME! E OS TEXTOS CONSTANTES NA INTERNET POSSUEM UM AUTOR. PENSE NISSO ANTES DE USAR O COPIAR/COLAR.



Posts Recentes:


Comments


This entry was posted on Sunday, August 26th, 2007 at 6:01 pm and is filed under Viagens & Baladas. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

18 Corajosos!!!


  1. Erika on August 26, 2007 8:59 pm

    É bonita a história, né?

    Nunca fui a esta festa, mas deu água na boca.

    Beijos

  2. Kith on August 26, 2007 9:45 pm

    Ai que saudades das cantinas do Bexiga e da festa de N.S.Achiropita!
    Já passei “horas” nas filas, mas a fogaça e as pastas compensam.
    Beijos

  3. Rafael Reinehr on August 26, 2007 11:30 pm

    Ixe Sandrinha, cê não sai de lá nem sob tortura!

    Vou te dizer, quando vi o link da Achiropita, achei que era uma bincadeira. Que Vila Xurupita o quê! Mas não é que existe mesmo?

    ô loco meu!

  4. marilia on August 27, 2007 7:20 am

    Que barato!
    adoro essas festas de multidão, comida e religião…
    até parece semana de N.S das Mercês em São João del rey…
    bjos e boa semana!

  5. gugala on August 27, 2007 9:28 am

    gde programa!
    bj

  6. Lord Broken Pottery on August 27, 2007 10:25 am

    Sandra,
    Belíssimo programa. Concordo com você, somos bastante hospitaleiros. Não sou muito de festas, não gosto de aglomerados humanos, mas recomendo a que você indicou. Come-se muito bem, o lugar é agradável, vale a pena.
    Grande beijo

  7. José Alberto Mostardinha on August 27, 2007 1:15 pm

    Olá Sandra:

    Vais-me desculpar mas é a primeira vez que aqui venho.
    Quando isso acontece no que presto mais atenção num blogue é no que nele é dito… literalmente.

    Isto para colocar em destaque neste meu comentário o seguinte destaque que, porque excepcional, me chamou á atenção:

    ® TEXTO REGISTRADO. PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO. SUJEITO ÀS PENALIDADES PREVISTAS NA LEI 9.610/98 DE DIREITOS AUTORAIS.
    PLÁGIO É CRIME! E OS TEXTOS CONSTANTES NA INTERNET POSSUEM UM AUTOR. PENSE NISSO ANTES DE USAR O COPIAR/COLAR.

    Perdoar-meás mas… não achas que é presunção a mais?
    Quem é que estará interessado em copiar tão erudita literatura?

    Vamos com calma… isto é só um blogue e um pouco de humildade não fica mal a ninguém.

    Desejo-te uma boa semana.
    Um abraço,


    Fale isso para que me copia… Se este recado está aí, algum motivo deve ter, não acha? Que tal você ler http://sandrapontes.com/?page_id=816 ??? Melhor: Leia bastante um blog antes de chegar ofendendo!

    Humildade eu tenho, querido. O que não tenho é paciência para explicar o que meus leitores já sabem há muito tempo. Nem saco com gente incompetente que usa textos alheios para aparecer.
    Muito menos comentários agressivos de quem nem conheço!!

  8. Tina on August 27, 2007 3:44 pm

    Oi Sandra!

    Eu sei bem como é: todas as (2) vezes que tentei ir, acabamos jantando em algum restaurante do pedaço… rs Mas é uma linda festa.

    beijos querida e boa semana.

  9. Allan on August 27, 2007 6:38 pm

    Festa italiana é assim mesmo. Ou você chega cedo ou não come. E depois, baile.

  10. Jacque on August 27, 2007 8:10 pm

    Ahhh! Mas quando eu for aí, vc vai ter que me levar nessa cantina pra eu comer o spagethi!!!! AMO SPAGETHI!!!
    Aff! Paraquedista é flórida, né?! Para combinar com Mostardinha, só ketchupinho e maionezinha, :lol: aff! É Joselito – completamente sem noção, só pode! Aliás, é Joselito Mostardinha – fica melhor! :lol:
    Beijos.

    É um mané que chega na casa dos outros, chuta a cahcorro, usa o banheiro com a porta aberta e faz a farra na geladeira! Ou seja, um tonto que eu peço, de coração, que não volte mais aqui. Um favor que me faz!!!

    Beijos

  11. gugala on August 28, 2007 9:37 am

    coitado do Bostardinha

    tadinha de mim… ;)

    Beijos

  12. Vivien on August 28, 2007 2:42 pm

    Adoro esse tipo de dica.Gostei da história da igreja….só entrei nela uma vez, em um casamento, achei uma graça.
    beijos.

  13. Cejunior on August 28, 2007 4:07 pm

    Aconteceu o mesmo comigo. Já tem alguns anos fui prá SP com mulher, filhas, papagaio e cachorro só mostrar esta festa.
    Acabamos ficando nas cantinas da 13 de Maio…. Ô saudades!!!

  14. marilia on August 28, 2007 4:59 pm

    Sandra, cad~e o trem que a yvonne falou que vc postou???
    será que eu tô doidinha demais???
    num achei …intéee agorinha…
    bju!

  15. Evelyn on August 29, 2007 2:25 pm

    Ei Sandra,
    Fiquei muito feliz de ter recebido sua mensagem ate porque achei seu texto muito interessante ao ponto de publica-lo na pagina. Gostaria ter sua permissao para coloca-lo no site com seu nome e claro. O texto esta como rascunho agora.

    Muito obrigada,

    Evelyn Penido

    EvelynPenido.blogspot.com

  16. Viva on August 31, 2007 4:08 pm

    Adorei! Vou me programar pra ir no próximo ano!

  17. José on January 3, 2008 1:57 am

    Sandra

    Estou me especializando em turismo religioso, talvês eu use alguma parte do texto desta pagina, mas o farei respeitando o seu trabalho e de acordo com as normas da ABNT e dos direitos autorais.Caso você queira me envie dados sobre a sua formação. Estou pesquisando a relação de N.S e o turismo no mundo. Você sabia que mais de 8 milhões de pessoas visitam Aparecida em S.P anualmente? é isto que me interessa no momento ” turismo religioso”, no Brasil e no Mundo e Nossa Senhora tem tudo a ver com isto.

    Um abraço
    Alberto

  18. Ju on December 21, 2008 7:27 am

    Nooossaaa!! Amei ouvir sobre São Paulo!! Sou gaúcha nascida em POA e criada no interior e sempre amei são paulo, mesmo estando soh d passaagem por lah!!!

    Maraaa parece NYC, é a central do Brasil :D Mas o Rio eu tb sou apaixonada hehehe

    Bjão p vc! Tdo de bom!!
    Se puder escreva umas palavrinhas p o meu e-mail!! Grata, JulIANA.

Nome (requerido)

Email (Segredinho nosso)

Site ou blog

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe seu recado (que pode ser devidamente editado, ignorado, respondido, deletado... Depende do meu humor!)

"A vontade pode e deve ser um motivo de orgulho superior ao talento." Balzac

"Quem atinge o seu ideal, ultrapassa-o precisamente por isso." Friedrich Nietzsche

"O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato." Bernard Shaw

"Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los." Walt Disney