define('DISABLE_WP_CRON', true); Superstições | Sandra Pontes


Acabamos de passar pela nossa primeira Sexta-feira 13 do ano. Pegando carona com o Carlos, que postou sobre a origem do dia 13 ser “azarado” vou descrever aqui algumas superstições e crendices populares.  

Não se tem idéia de como ou onde surgem as superstições, mas estudiosos as originam no próprio homem, como uma forma de explicar algum acontecimento que não compreende.

Para Giancarlo Kind Schmid “uma dada superstição percorre povos, atraindo a atenção dos incautos, normalmente criando uma associação com a psique daqueles que já possuem uma predisposição à influenciabilidade e à impressionabilidade, sendo estes, os principais responsáveis pela divulgação em massa de tal natureza.
Existem três responsáveis pela origem das superstições: a religião, o folclore (ou lendas e mitos) e os aspectos culturais de um povo. Em primeira instância, as religiões provocaram durante a Idade Média, uma “explosão” de crendices, manifestadas a partir do temor ao demônio e bruxas, além das severas proibições que despertavam na imaginação alheia, fantasias quanto a objetos, animais e lugares. Podemos citar dentre muitas, as superstições da ferradura, gato preto, moedas colocadas nos olhos do morto, cemitérios, etc.; as de cunho folclórico ou lendário engendram uma mítica, cuja origem surge no homo sapiens e pronunciam-se através do paganismo (superstições quanto a animais, fenômenos da natureza, etc.). E por último, as de cunho cultural, manifestadas a partir da falta de informação (como vemos no interior do Brasil) ou mesmo aliadas à religião, nas festas, ritos, cerimoniais e até na arte (encontramos, por exemplo, algumas como o buquê da noiva, o noivo não ver a noiva antes de se casar, a roupa branca de ano novo, etc.)”.

Vamos a elas?

1) Jogar Sal nas Costas das Visitas de Saída
Batata! Essa não volta mais na sua casa!  

2) Bater na Madeira Três Vezes
Usado para afastar o azar e as más influências.

3) Bolsa no chão
Está sem dinheiro? Se a resposta for sim e você tem o costume de colocar a bolsa no chão, cuidado! Dizem que seu dinheiro “vai embora”.

4) Crianças
Criança com mãozinhas no chão e bumbum arrebitado significa que está chamando um irmãozinho.

5) Topiaria com Pimenta, Sal Grosso, Alho e Canela
Afasta mal olhado, olho gordo, inveja. Não sei se é pelo sal, mas as minhas pimentas secaram duas vezes desde que entrei no novo emprego. Não, elas não ficam moles. Elas secaram totalmente!

6) Para Arrumar Casamento
Em junho as crendices em torno do casamento, devido o dia 13 ser dia de Santo Antonio, aumentam bastante. Além de tirar o menino dos braços do Santo e só devolver quando ele arrumar um(a) namorado(a) para você, ou pendurá-lo de pernas para o ar, pode-se fazer mais uma ou duas, para garantir:
* Em quatro lugares de uma bacia com água, colocar o nome de quatro pretendentes. Largar um barquinho de papel e esperar que ele tome a direção. A pessoa se casará com o nome indicado pelo barquinho;
* Encha a boca com um gole de água e vá escutar nas casas dos vizinhos. O nome que se ouvir falar será o nome daquele com quem se casará.

7) São Longuinho
Não se sabe exatamente sua origem ou se realmente existiu, mas sua fama é de encontrar objetos perdidos. A frase a ser dita, assim como outros gestos também são variados, mas o que eu, devota confessa do santo (por pura desorganização) utilizo, é o seguinte método: Ao tentar localizar algo que perdi digo em voz alta “São Longuinho, São Longuinho, se eu achar tal objeto dou três pulinhos”. Se resolve? Eu sempre acho!

8) A Última Porque Número 7 Dá Azar – Gato Preto
Quem evita um gatinho dessa cor? Ligado diretamente ao bichinho de estimação de feiticeiras e largamente difundido em livros e filmes, a origem veio do século XV (onde Salem era a cidade mais conhecida por caça às bruxas), quando se queimavam pessoas acusadas de feitiçaria. Dizem que uma mulher, ao tentar escapar da fogueira, se escondeu em um local escuro onde também havia um gato preto. Com o barulho das pessoas que corriam atrás dela o gato se assustou e saiu correndo. Como ninguém nunca mais viu a mulher, surgiu a lenda de que ela teria se transformado no felino negro.

Seja qual for a superstição, vale a pena lembrar que tudo não passa de lenda, de crendice popular. O uso contínuo de uma ou mais dessas práticas, acreditando piamente que só elas são capazes de proteger, pode ser diagnosticado, por especialistas, como T.O.C. (Transtorno Obsessivo Compulsivo).



Posts Recentes:


Comments


This entry was posted on Monday, January 16th, 2006 at 8:05 pm and is filed under Crônicas & Contos. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

33 Corajosos!!!


  1. Carlos on January 16, 2006 9:05 pm

    As supertições remetem-nos a tempos muito antigos, muito antes de Cristo. E são apenas coisas das pessoas. Podemos encará-las como metáforas para as adversidades que nos acontecem quando praticamos determinados atos. E como alguns terão coragem para desafiar essas adversidades e outros não.

    Outra superstição clássica é a da manga com leite. “Nunca tome isso, essa mistura pode até matar” : ) heheh.. bjs…

  2. Viva on January 16, 2006 10:43 pm

    Eu tenho horror a superstições. Mas não consigo mencionar alguma coisa ruim sem bater na madeira, rs.

  3. Guto on January 16, 2006 11:24 pm

    A minha é única, Sandra, mas é real pra mim: não consigo ficar perto de um calçado (chinelo, sapato, tênis, qualquer um) virado, com sola pra cima. Tenho a nítida sensação de que algo ruim vai acontecer.

  4. sandra on January 17, 2006 6:57 am

    Guto, dizem que sapato ou chinelo virado atrai a morte da mãe. Por via das dúvidas, sempre que vejo um chinelinho virado aqui em casa, desviro rapidinho!

  5. Viscondi on January 17, 2006 9:12 am

    Olá sandrinha, tudo bem? voltei com força total. hoje postei várias fotos de lugares especiais do Brasil. Isto porque viajei para o Nordeste nestas férias e não tem como não achar este país lindo.
    quanto às supertições, acredito que todas tem alguma verdade nelas embutidas. É grande a sabedoria popular.
    um beijão

  6. Jacque on January 17, 2006 10:07 am

    Eu não sou supersticiosa em relação à sexta 13, mas sempre bato na madeira 3 vezes e também desviro o chinelo, hehehehehe!
    No ritual do Santo Antônio não acredito. Tadinho dele! hehehehehe!

  7. Nina on January 17, 2006 1:02 pm

    Essa história de gato preto é muito boba, tenho 1 gata preta, que você pode ver visitando meu blog e ela até que me dá “sorte”! 😛
    Não sou supersticiosa, não acredito muito nessas coisas! =]

  8. paulokunha on January 17, 2006 4:18 pm

    supertição? não não acredito em bobag……
    peraí, peraí!
    fui desvirar meu chinelo aqui debaixo da mesa.
    muitos beijos

  9. Yvonne on January 17, 2006 6:50 pm

    Sandra querida, vou te ensinar uma que é tira e queda. Quer se livrar de alguém que está pertubando a sua vida? Pegue um recipiente pequeno (vidro de remédio, aquele de filmes Kodak) e coloque o nome da pessoa que você quer se ver livre. Se você estiver com ódio da pessoa, nem pense em fazer. Faça apenas quando tiver muito zen. Jogue mel no pequeno recipiente e pense um monte de coisas positivas para aquela pessoa desde que ela desapareça da sua vida. Quando acabar de rezar e pensar coisas do bem para o(a) inimigo(a), feche o recipiente e coloque no congelador. Nunca mais ele(a) aparecerá na sua vida. Beijocas

  10. Sandra on January 17, 2006 8:15 pm

    Yvonne.. Não conta para ninguém… Mas tenho um pote deste no freezer da minha mãe!!! hahahahahaha

    Beijão

  11. Carolyne Oliveira Souza on December 19, 2006 4:21 pm

    Boa Tarde!

    Você saberia me dizer o que significa quando uma pessoa coloca o nome de uma outra escrito em um papel e deixa no cogelador.

  12. morgania huttinger on September 1, 2007 2:26 pm

    ola eu estava procurando alguma coisa que me falassse sobre quebrar um vidro de pimenta dentro de casa, mas mudando de pau p cacete , ja que chegamos ao assunto eu tb vou deixar meu recardo dizem que sempre devemos deixar os pares de sapatos sempre juntos p que nossa a vida permanessa organizada e isso e verdade pois sempre sigo essa dicas e minha vida esta sempre em ordem!

  13. Louise on September 25, 2007 2:06 am

    Eu gostaria de saber o que significa colocar a foto de uma criança (agora já adulta) com o nome da mãe na frente e atrás no congelador. Isto foi feito pela tia (irmã do pai) que não gosta da ex-cunhada. Por favor, oriente-nos.
    Obigada

  14. chico on January 1, 2008 6:40 pm

    gostaria de saber o que significa qdo uma pessoa coloca o nome de uma pessoa no congelador.
    obrigado

  15. Di on July 23, 2008 3:45 pm

    Oi Sandra,

    Por gentileza, eu gostaria muito de saber o que significa quando uma pessoa coloca o nome de outra escrito no papel e deixa no congelador.

    Valeu, espero resposta! 😉

  16. gilliardy on August 20, 2008 12:48 pm

    ode ta as supetiçães

    Can you translate, please?

    Meujeziuscristinho! Escreva em francês, russo, alemão ou utilizando sua língua pátria – o português – C.O.R.R.E.T.O.!.!.!

  17. joyce on August 20, 2008 1:45 pm

    gostei muito das supertiçoes

  18. gabriela on November 12, 2008 9:11 am

    oi sandra

    me ajuda por favor.
    preciso saber o q significa qnd alguem coloca o nome e a foto de outra pessoa no congelador

    obrigada

  19. agápimo on April 1, 2009 1:28 pm

    O que significa quebrar vidro de pimenta dentro de casa, dei um google em meu pc, mas não encontrei nada além de um esboço sobre isso em seu blog, na minha em menos de 6 meses, quebraram-se 3 vidros, fora o do mercado, que caiu de meu carrinho assim como de magia……..Repreendo!!!!!!!!!!

  20. Cicera on August 2, 2009 7:36 pm

    Olá!!!
    Preciso saber o q significa qd alguém coloca o nome de outra em um papel e coloca no congelador?
    Muito obrigada!!!

  21. sara on September 9, 2009 7:04 pm

    oi gostaria de supertiçoes com fotos, para o trabalho para o colegio.pleese

  22. Sandra on September 18, 2009 1:35 pm

    Estou a trabalhar num projecto chamado: Mezinhas, rezas e Superstições, e gostaria de agradecer a ajuda do seu Blog…

  23. déia on January 6, 2010 11:18 am

    gostaria de saber se é ruim ou bom:
    quebrei sem querer um vidro que tinha feito com sal grosso, pimenta vermelha, alho e carvão.caiu no chão e quebrou estava em cima da geladeira e quando abri a porta dela caiu com tudo e estourou.
    me responde por favor estou aflita.

  24. Dani on June 8, 2010 4:13 pm

    Olá !
    Gostaria muito de saber o que significa colocar o nome de alguma pessoa no congelador.
    obrigada.

  25. paulo on August 16, 2010 11:20 am

    ola como vai vc eu vou bem

  26. rafaela on August 17, 2010 2:54 pm

    essa de nenem co as maos no chao e bunbum arebitado é muito maneiro

  27. carla on August 17, 2010 2:59 pm

    essa de bater na madeir 3 vezes!!!!!!!!!!!!!!!e doido

  28. LUISA RODRIGUES on October 2, 2010 4:28 pm

    EU GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA QUANDO QUEBRA UM VIDRO DE PIMENTA EM CASA.
    BJS ME RESPONDA POR FAVOR

  29. André on October 18, 2010 9:50 pm

    Também preciso saber o que significa quebrar vidro de pimenta!!!!
    Um se quebrou antes de ontem na cozinha com a minha mãe…

  30. juliana on December 20, 2010 9:10 am

    olá por favor meu namorado tem uam ex qua nao larga do pe dele gostaria de saber se cozocando o nome dela na geladeira ela se afastara deele..
    obrigada!

  31. anderson on May 18, 2011 10:42 am

    olá Sandra, tenho uma pergunta: vc sabe qual é a origem da superstição que diz que canela atrai dinheiro? se souber pode me responder por favor?

  32. Valéria on April 6, 2012 10:57 pm

    Gostaria de saber o que significa quando o vidro de pimenta se quebra sozinho, como se tivesse estourado e quando seguidamente se deixa cair com diferença de um dia vidros de azeitona, quebrando-os.

  33. paloma lima on May 9, 2017 3:35 pm

    Na loja onde trabalho sentimos um energia esquisita sabe, então a dona da loja fez um potinho com sal grosso e alho pra colocarmos em cima do balcão.
    Eu e minha colega de trabalho estávamos conversando, cada uma em um canto … do nada o pote caiu em cima do balcão. Tinha sete dentes de alho, o engraçado é que apenas um dente caiu no chão. Estávamos falando de outro moço que trabalha com a gente que ele é muito sossegado.Sei que saimos correndo da loja. Não tem explicação pelo o que aconteceu. Poderia sei la, dar uma explicação pelo ocorrido? Obrigada

Nome (requerido)

Email (Segredinho nosso)

Site ou blog

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Deixe seu recado (que pode ser devidamente editado, ignorado, respondido, deletado... Depende do meu humor!)

"A vontade pode e deve ser um motivo de orgulho superior ao talento." Balzac

"Quem atinge o seu ideal, ultrapassa-o precisamente por isso." Friedrich Nietzsche

"O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato." Bernard Shaw

"Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los." Walt Disney