define('DISABLE_WP_CRON', true); Falcão: Meninos do Tráfico | Sandra Pontes


“Durante seis anos o cantor de rap MV Bill e o produtor Celso Athayde percorreram comunidades pobres em todo o país. E registraram, em 90 horas de fita, a rotina, dia e noite, desses jovens sem futuro.” 

O que dizer depois de ouvir as seguintes palavras de dois meninos de não mais de 10 anos:

Se eu não roubar eu vou ficar “duro”. Eu roubo pra viver. …
– O que eu faço com a grana? Gasto. Compro “veneno” (maconha com cocaína)… Dou uns teco (cheiro cocaína).
– Mas às vezes você chora?
– Não. Eu não fico triste com nada. Sempre que eu tô “se” drogando não penso em nada. Só rir. Só alegria enquanto tem dinheiro. Quando o dinheiro acaba tem que roubar, meter as “cara” na pista… A chapa é quente. Tem que fazer o que aparecer. Mas eu sô novinho ainda, tenho muito pra curtir.
– E se morrer?
– Se morrer nasce outro que nem eu. Ou melhor. Ou pior. Se eu morrer vou descansar. É muito esculacho nessa vida.

.

– Você é bandido?
– Não.
– Você gosta de andar com bandido?
– Gosto.
– Por quê?
– Porque sim. Tem muita gente que gosta de “esculachar” os menor. Mas quando a gente começa a andar com os “bandido”, começa na vida do crime, eles vão tudo “afrouxar” pra cima dos “menor”.
– O que você quer ser quando crescer?
– Quero ser bandido.

Ou de outros com menos de 16, 17 anos:

– Eu queria o amor de uma mãe, de uma tia… Alguém para conversar comigo. Se eu tivesse isso não “tava” nessa vida.
– Meu sonho é conhecer um circo. Antes de morrer minha mãe prometeu que ia me levar… Nunca fui num circo…

.

– Você usa o que você endola?
– Não. Não fumo, não cheiro e não bebo. Só bebo guaraná. Como tá vendo aí, sou um cara que nem era pra tá aqui.

.

– Eu quero saber onde é que tá o dinheiro. Onde é que o dinheiro do Brasil vai, pra onde o dinheiro do Brasil vai. O povo… Cada dia que passa a guerra vai piorando, um matando o outro.



Posts Recentes:


Comments


This entry was posted on Monday, March 20th, 2006 at 10:05 pm and is filed under Minha Opinião (ou Minhas "Achices"). You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

10 Corajosos!!!


  1. Jacque on March 21, 2006 1:35 am

    Essa matéria, como disse a Camila Pitanga, foi um soco no estômago de todos nós. Mas o que mais me indignou hoje foi ouvir dos políticos que “isso é um problema da sociedade”. E quem é a sociedade? Anônima? Quem representa a dita sociedade (eu, você e todo mundo)? Não são os políticos? Será que ele(s), os políticos, espera(m) que eu, você e todo mundo nos armemos até os dentes e que façamos uma invasão nas favelas e morros e atiremos em todos? Ou será que eles esperam que todos nós adotemos uma traficante; que coloquemos um dentro de casa pra resolver a questão! Se o problema é nosso, então nós temos culpa por eles estarem lá na favela, por não terem as condições mínimas de sobrevivência, de faltar educação, saúde, emprego, salário justo. Até que pensando bem, realmente a culpa é nossa sim, pois escolhemos errado em todos os anos de eleição. Nos deixamos ludibriar e esse é o preço que pagamos.
    Pensei em postar sobre isso, mas depois desisti, pois eu não sabia por onde começar.
    Beijos.

  2. Alexandre on March 21, 2006 9:22 am

    Na realidade, os traficantes estão em Brasilia. Traficando influências, dinheiro do cidadão, dignidade do velho, vendendo a país, abandonando crianças, matando a saúde pública. Isso tudo é uma versão do pecado original: VOCÊ É CULPADO POR TER NASCIDO POBRE!

  3. Viva on March 21, 2006 1:12 pm

    epois de ler os comentários de Jacque e Alexandre não tenho muito que acrescentar. Só assinar embaixo.
    O que acho pior nisso tudo é que foi muito rápida a ascenção do tráfico porém serão necessárias algumas gerações e muitos anos e milhões em investimentos públicos para que se restabeleça a ordem social.

  4. Yvonne on March 22, 2006 8:13 am

    Simplesmente sem palavras hoje. Beijocas

  5. paulokunha on March 22, 2006 8:47 am

    o mv bill mostrou no documentário o que todos nós sabíamos mas fingimos não saber. seus personagens, a maioria já morta, não são crianças, são sim, adultos pequenos, de 10, 15 anos, com uma carga de desesperança, abandono e revolta que não se vê nem nas terras arrasadas da guerra.

  6. Ronzi on March 22, 2006 10:38 am

    Nem tem o que comentar sobre isso.

  7. edu na dinamarca on March 22, 2006 2:11 pm

    Passando pra uma ‘rapidinha’, hohoho. BEIJO NA BOCA! 😛

  8. kassi on November 23, 2006 8:42 am

    o pensamento de muitos desses garotos é que “na vida a três formas mais faceis de ter dinheiro 1º nascer em berço de ouro; 2º ser cafetão e 3º ser traficante, ou badido” normalmente para eles que vivem na favela no meio das drogas eles opinam na 3º forma de ter dinheiro, mas esse dinheiro, ao mesmo tempo que chega nas mãos deles, sai mais rápido ainda.
    Ai todo mundo culpa os politicos por nao fazer nada para mudar isso, com certeza os politicos são culpados, pois deveriam dar mais atenção para as periferia, mas temos que adimitir que não é culpa só dos politicos, pois tem muitos ricos que são mais bandidos que eles, ou seja, quando eles olham para esses caras ricos, eles vao querer seguir o mesmo exemplo para ver se ficam rico e ganham bastante fama.

  9. Paulo Alexsandre on April 14, 2007 4:35 pm

    Nossa eu fiquei muito mal quando eu assiste esse documentario, sao apenas crianças que nao tiveram oportunidade de crescer. mas a culpa nao sao deles a culpa e nossa pois nos nao somos unidos pra vencer essa batalha, estou fazendo um trabalho na faculdade e esse assunto esta sendo abordaddo na nossa equipe. o problema e muito serio pra onde vai o dinheiro para envestir na educaçao dessaa crianças.
    um grande abraço

  10. evelyn on September 24, 2010 9:23 am

    nossa esse documentario me ajudo mto no trabalho de portugues

Nome (requerido)

Email (Segredinho nosso)

Site ou blog

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Deixe seu recado (que pode ser devidamente editado, ignorado, respondido, deletado... Depende do meu humor!)

"A vontade pode e deve ser um motivo de orgulho superior ao talento." Balzac

"Quem atinge o seu ideal, ultrapassa-o precisamente por isso." Friedrich Nietzsche

"O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato." Bernard Shaw

"Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los." Walt Disney