define('DISABLE_WP_CRON', true); Dois PauliXtas no Rio – 1ª. Parte | Sandra Pontes


Quarta-feira. Dia de correria e ansiedade. Arrumar malas, mochilas, esquecer, lembrar, relembrar. Carro no posto. Óleo, água, pneus. Malas no carro.
Gabs dorme em casa. Ninguém dorme cedo. Cinco da manhã. Despertador. Preparar um café mais reforçado. Banho. Um beijo longo nos pais. Pedidos de cuidado. Mais malas no carro. Uma oração e… Rio, estamos a caminho!
O dia amanhecendo nos encontra na Marginal Tietê. Na bifurcação, a última dúvida: Dutra ou Ayrton Senna? Meu ídolo ganha. Muita neblina impede que apreciemos a paisagem. Ao cairmos finalmente na Dutra ela ainda nos acompanha. O Vale do Paraíba, que há muitos anos atrás abrigou minha família, não foi sequer notado por mim, preocupada com o trânsito pesado. O Léo dorme no banco de trás. Na frente, pilota e co-pilota relembram histórias do passado de ambas.
Quando menos espero, uma placa avisa que deixei meu estado, invadindo território “inimigo”. Uma parada estratégica num posto em Resende para um café, uma esticada e voltamos à estrada.
Uma curva fechada me joga na Serra das Araras. Quero um “refúgio” para fotos, mas não encontro. Dividida entre paisagem e estrada, vibro com o contraste verde/dourado da serra e o azul claro do céu. Final de descida, 49 km nos separam de nossos amigos.
Linha Vermelha. Sigo a placa. Mal faço a segunda curva e ligo o pisca-alerta. Trânsito parado. Coração batendo forte. Um medinho me toma até descobrir que o motivo da parada é somente um comando (ou blitz) policial. O guarda olha a placa do meu carro, meus olhos e nos deixa passar. Depois de alguns quilômetros entramos no túnel Rebouças. Minha claustrofobia fica eufórica! O fim de rua nos dá a Lagoa Rodrigo de Freitas de presente. Uma vontade louca de parar, sentar e sentir. Começo a me apaixonar pela cidade de poRRtas e CriXtos.
Chegamos ao apê da Viva bem mais cedo que o esperado. Um telefonema, bem na malvadeza, a avisa que estamos perdidos. “Onde?”. “Não sei, Vi..”. “Mas, onde? Sabe onde?”. “Vi, tô perdida. Não sei que elevador pegar para chegar ao seu apê..” a força vir correndo da Vieira Souto até a ruazinha arborizada.
Ligo para minha “pequena”, guardo o carro no prédio e subimos. Uma breja gelada nos espera. Almoço, sorvete, café. Troca de roupa, deixando de lado o uniforme paulista e assumindo o carioca: biquíni, sunga, short, chinelo.
E vamos nós, os dois deslumbrados, do Leblon até as pedras do Arpoador, passeando pela pista fechada aos carros e conhecendo Ipanema. Senti-me a própria tia da garota!!! Um ator global passa ao meu lado. Tento imprimir no rosto o mesmo desinteresse dos hóspedes, mas a sensação de deslumbramento e curiosidade me dominam. Os olhos não param um instante. A praia é linda, a água azul, o sol brilhando. Como não gostar? Fotos na pedra, Léo na areia e a sensação de deslumbramento, agora misturada com cansaço, continua.
Uma parada básica na sorveteria Itália, um pit stop no mercado e rumamos para o hotel. Meu co-piloto lê as instruções que nos levam do Leblon à Copacabana. Banho, pizza e cama. Precisamos descansar. O dia seguinte promete…
Fotos…


Autoria:
Sandra Pontes


®
TEXTO REGISTRADO NA BIBLIOTECA NACIONAL. PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO. SUJEITO ÀS PENALIDADES PREVISTAS NA LEI 9.610/98 DE DIREITOS AUTORAIS.
PLÁGIO É CRIME! E OS TEXTOS CONSTANTES NA INTERNET POSSUEM UM AUTOR. PENSE NISSO ANTES DE USAR O COPIAR/COLAR.



Posts Recentes:


Comments


This entry was posted on Sunday, June 18th, 2006 at 4:36 pm and is filed under Viagens & Baladas. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

10 Corajosos!!!


  1. Mauro Castro on June 18, 2006 6:42 pm

    Nada como uma viagem para arejar os neurônios.
    Há braços!!

  2. Jacque on June 18, 2006 6:45 pm

    As fotos ficaram ótimas. Então, quer dizer que sua lancha estava lá, ancorada, só que não deu pra ver? Que chato isso! Tá parecendo a lista da Forbes: o meu nome era pra estar lá, junto com os mais mais, só que não foi publicado porque o espaço no papel acabou e meu nome é muito grande. Não coube! hehehehehe!
    Beijos e quero só ver o dia em que você virá pra BH.

  3. Renata on June 18, 2006 7:28 pm

    Odeio o Rebouças. Minha claustrofobia ataca demais nele, o que é realmente um problema morando no Rio e precisando passar por lá pra não ter que dar uma volta gigantesca.
    Queria tanto ter feito a viagem inversa e ido pra Sampa nesse feriado.

  4. Nina on June 19, 2006 12:20 am

    Poucas Palavras?

    Comemoração?

    Um ano de pura ironia, rsrsrs…

    Em Poucas Palavras faz um ano! E você está convidado a comemorar comigo lá – nada demais, vinho barato, música boa no violão, e comida? A grana não deu pra comprar, kkkkkkk!!

    Te espero lá!

    Nina
    Em Poucas Palavras
    http://carolminina.blogspot.com

  5. Yvonne on June 19, 2006 2:47 pm

    Sandra, estou simplesmente morta de inveja de não ter curtido essa temporada no Rio com você. A culpa só não é maior porque curti uma semana maravilhosa com meu filho, minha norinha e meu lindo irmão. Yasmin ficou no Rio por causa do trabalho. Adorei saber que tudo correu bem com você e o lindo filhote. Beijocas

  6. Renata on June 19, 2006 4:30 pm

    Seria engraçado duas claustrofóbicas lá. E se tuuuudo der certo logo logo eu estarei em Sampa visitando meus amigos. Estão surgindo umas idéias de me mudar pr’aí e tudo mais.
    Beijos

  7. Viva on June 19, 2006 11:11 pm

    A Sandra foi super gentil ao não comentar que nós quase os matamos de cansaço fazendo-os caminhar 3 Km até o Arpoador (e depois mais 3 na volta).
    As fotos ficaram ótimas! Aguardo a continuação do relato.

  8. DaniCast on June 20, 2006 8:10 am

    Que delícia. Não vou ao Rio há uns dois anos, estou com muita vontade de ir pra lá ver os amigos e a família.

  9. edu on June 20, 2006 7:16 pm

    Eita quie o passeio nem começou e já estava bom assim? É, o RJ é uma coooooisa de bonito! Belas fotas!! Beijocas na família toda (incluindo a de quatro patinhas)

  10. Ian. on June 21, 2006 11:46 am

    Espero que a minha invejinha boa tenha só feito bem para vocês, as fotos explicitam isso. Não digo nem da foto do pôr-do-sol (minha tara maior), mas não tem como não recortar minha foto de alguma cena qualquer e colar ali no meio de vocês, principalmente esta.

    http://sandra_pontes.fotos.uol.com.br/rio2006/photo.html?currentPage=17

    e sonhar que eu também fui feliz com vocês.

    beijo.

Nome (requerido)

Email (Segredinho nosso)

Site ou blog

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Deixe seu recado (que pode ser devidamente editado, ignorado, respondido, deletado... Depende do meu humor!)

"A vontade pode e deve ser um motivo de orgulho superior ao talento." Balzac

"Quem atinge o seu ideal, ultrapassa-o precisamente por isso." Friedrich Nietzsche

"O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato." Bernard Shaw

"Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los." Walt Disney