Teremos um problema daqui a 15 dias. Problema sério, pois ficaremos órfãs de pais, irmãos, filhos, maridos, noivos, namorados, ficantes e amantes.

Sim! A Copa do Mundo. Televisão, rádio, Net, todos os meios de comunicação estarão com seus olhos e ouvidos voltados à Alemanha. E nossos homens, também. Serão jogos pela manhã, tarde, noite e madrugada. Ao vivo ou replay. Programas de “bate-bola” e entrevistas.

Um mês, minhas queridas. Sem jantares, saídas, baladas, chamegos e afins. E sem TV, pois eles seqüestrarão o controle remoto!

Ficou chateada? Triste? Brava??? Não precisa! Vou mostrar aqui ótimos motivos para você também não desgrudar os olhos da TV.

Vamos primeiro dar uma passada básica pelas regras. Nada complicado ou assustador. Falo isso de conhecimento próprio de tanto assistir jogos de futebol.

Jogadores

São 11 jogadores em cada time. O goleiro e 10 em campo. Estes 10 dividem-se em 3 setores: Zaga, meio-campo (divido em meia e ala, mas vamos deixar isso de lado por aqui) e ataque.
* Zagueiro – responsável pela defesa de seu time. Joga recuado. É aquele que bate.
* Meio-campo – elo de ligação entre a zaga e o ataque. Comanda (arma) as jogadas e passa a bola para o ataque.
* Atacante – recebe a bola e finaliza a jogada (tenta marcar o gol). É aquele que apanha.

Esquema tático

Definido pelo técnico. Quantidade de jogadores em cada setor. A soma sempre dá 10…
* 4-3-3: 4 zagueiros, 3 meias, 3 atacantes.
* 3-5-2: 3 zagueiros, 5 meias (aqui entra o ala), 2 atacantes.
* 4-4-2: 4 zagueiros, 4 meias, 2 atacantes.

Regras

* O jogo é dividido em 2 tempos de 45 minutos com um intervalo de 15 minutos. No 2o. tempo os times mudam de campo (de lado).

* Árbitro (ou juiz): É o cara que corre atrás dos jogadores, mas só toca na bola para finalizar os tempos. É ele que tem a mãe mais “perva” do mundo! Conta com dois assistentes, os bandeirinhas, um de cada lado do campo. Estes não entram na área do jogo. Eles são responsáveis por analisar as jogadas e sinalizar caso a bola saia, impedimentos (já vou explicar), faltas, etc.

*Campo: Dividido ao meio. Possui as “laterais” e a “linha de fundo” (o gol está bem no meio da linha de fundo. Achou?). Perto do gol há dois retângulos (ou áreas). A menor chama-se “pequena área” e a maior, lógico, “grande área”.

* Cobrar Lateral: Quando o jogador do time A é o último a tocar na bola antes dela sair pelas laterais do campo, o jogador do time B faz a reposição da bola ao campo, arremessando-a com as mãos (fora o goleiro, esta é a única vez que os jogadores podem “tocar” na bola durante o jogo) para os pés ou peito de seu companheiro de time.

* Cobrar Escanteio: Bem parecido com lateral, mas é quando a bola sai pela linha de fundo. Neste caso, há duas marcas nos cantos, para ser cobrado do mesmo lado em que a bola saiu (esquerdo ou direito). Aqui o jogador que vai cobrar o escanteio chuta para a grande área onde os atacantes estão posicionados. A zaga fica mais recuada para o caso de um contra-ataque (às vezes, fatal quando os zagueiros sobem todos para a grande área, tentando fazer parte da festa dos agarramentos, mãos na bunda, beijos e/ou semi-streptease ao se comemorar o gol. Uuuuffff!!!).

* Cobrar Pênalti: Só o goleiro e o jogador do time adversário. A bola é posicionada numa marca da grande área, o jogador chuta e o goleiro tenta defender. Utilizado para decidir resultado de partidas ou falta grave na grande área.

* Falta: Murro, pontapé, chute, chave-de-braço, agarrão, puxada de camisa, cotovelada (não é boxe).

* Impedimento: Imagine dois jogadores do time A e o time B (inteiro). Um jogador de A lança a bola para o companheiro. Esta “besta” sai correndo antes da bola sair dos pés do amigo e fica à frente de todos os jogadores de B, ou seja, precisa existir pelo menos 2 jogadores do time B entre aquele que receberá a bola e a linha de fundo.

* Cartões: Amarelo e vermelho. Amarelo é advertência. Vermelho é expulsão de campo. Dois amarelos dão direito a um vermelho. Torça para seu preferido não levar um vermelho, ou você não o verá no jogo seguinte (ele fica de castigo…).

* Morte súbita: Jogo empatado. Pontos idem. Alguém tem que ganhar. Dá-se 15 minutos de jogo além dos 90′ regulamentares. O primeiro que marcar gol neste tempo ganha e a partida é imediatamente encerrada. Se não sair gol, são cobrados os pênaltis, em 5 cobranças para cada time, alternadamente.

Bom, explicadas as regras, vem a minha seleção. Meninas, prestem atenção aos nomes e as seleções as quais pertencem, para poderem acompanhar os jogos e… divirtam-se!!!

Pascal  Zuberbuehler - Goleiro - Suiça.jpg

Pascal Zuberbuehler – goleiro – Suíça
08/01/1971 – Peso: 99 kg – Altura: 1,97 m

Petr Cech - goleiro - Republica Tcheca.jpg

Petr Cech – goleiro – República Tcheca
20/05/1982 – Peso: 87 kg – Altura: 1,97 m

john aloisi - atacante -austrália.jpg

John Aloisi – atacante – Austrália
05/02/1976 – Peso: 80 kg – Altura: 1,85 m

Luca Toni - Atacante - Itália.jpg

Luca Toni – atacante – Itália
26/05/1977 – Peso: 88 kg – Altura: 1,93 m

David Odonkor - atacante - Alemanha.jpg

David Odonkor – atacante – Alemanha
21/02/1984 – Peso: 74 kg – Altura: 1,74 m

Cristiano Ronaldo Santos Aveiro - atacante - Portugal.jpg

Cristiano Ronaldo Santos Aveiro – atacante – Portugal
05/02/1985 – Peso: 78 kg – Altura: 1,84 m

Arne Friedrich - lateral-direito - Alemanha.jpg

Arne Friedrich – lateral-direito – Alemanha
29/05/1979 – Peso: 78 kg – Altura: 1,85 m

David Beckham - Meia - Inglaterra.jpg

David Beckham – meia – Inglaterra
02/05/1975 – Peso: 74 kg – Altura: 1,83 m

Luís Filipe Madeira Caeiro Figo - meia - Portugal.jpg

Luís Filipe Madeira Caeiro Figo – meia – Portugal
04/11/1972 – Peso: 75 kg – Altura: 1,80 m

Kaká - Meia - Brasil.jpg

Ricardo Izecson Santos Leite (Kaká) – meia – Brasil
22/04/1982 – Peso: 76 kg – Altura: 1,86 m

Pablo César Aimar - meia - Argentina.bmp

Pablo César Aimar – meia – Argentina
03/11/1979 – Peso: 62 Kg – Altura: 1,70 m

Roberto Rosseti - àrbitro - Itália.jpg

Roberto Rosseti – árbitro suplente – Itália

- San. Tá estranha essa sua escalação…

- Por quê?

- Não há zagueiro, mulher! E há muito atacante e meio-de-campo.

- A técnica sou eu. Não me venha falar de 4-4–2 ou 4-3-3… Zagueiro?? Não preciso de defesa. Preciso de quem saiba fazer o meio de campo e conheça tudo, absolutamente tudo, sobre ataque!

- Mas, San. Você escalou dois goleiros!

- Se um “frangar”, querido, eu tenho outro de reserva!

::: Equipe de Suporte Técnico (revisão final): Fernando, Arthur e Doni.


Autoria:
Sandra Pontes


®
TEXTO REGISTRADO NA BIBLIOTECA NACIONAL. PROIBIDA REPRODUÇÃO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO. SUJEITO ÀS PENALIDADES PREVISTAS NA LEI 9.610/98 DE DIREITOS AUTORAIS.
PLÁGIO É CRIME! E OS TEXTOS CONSTANTES NA INTERNET POSSUEM UM AUTOR. PENSE NISSO ANTES DE USAR O COPIAR/COLAR.



Posts Recentes:


Comments


This entry was posted on Thursday, May 25th, 2006 at 7:40 pm and is filed under Crônicas & Contos. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

20 Corajosos!!!


  1. Alexandre on May 25, 2006 8:53 pm

    Ninguém mais além de vc poderia interpretar e explicar para todas as mulheres o que significa futebol para ambos os sexos! Perfeita vc! Mas, quanto as fotos, prefiro futebol feminino, volei feminino…hehehe

  2. Viva on May 25, 2006 9:49 pm

    Apesar de não curtir futebol, fiquei satisfeita de conferir as regras e verificar que já conhecia todas :) .
    Adorei a escalação!

  3. Jacque on May 25, 2006 10:46 pm

    Sinceramente? Não tô nem um pouco preocupada com táticas, esquemas e definições. O negócio mesmo é ver aquelas pernas correndo, correndo, correndo… ai, ai, ai!
    Quem disse que não gosto de futebol? Adoro! Ainda mais depois dessas fotos!
    Eles que fiquem espertos, pois o controle remoto é nosso; e que eles nem se atrevam em passar em frente à TV – é FALTA seguido de IMPEDIMENTO na certa!
    Beijos.

  4. Yvonne on May 26, 2006 7:21 am

    Sandra, sinceramente? Não verei jogo algum mas foi muito bom saber que seus conhecimentos estão nos trinques. Beijocas

  5. Edu on May 26, 2006 9:11 am

    Pois eu adoro Copa do Mundo! Parques vazios (desde que não instalem telões), ir pra casa mais cedo e namorar moooooito… bobear, até na rua ao ar livre!! Ninguém vai ver mesmo… :-D

  6. Gabs on May 26, 2006 10:19 am

    O QUÊEEEE????

    Essa seleçãozinha INTEIRA aí perde de 1.000 a 0 para FREDRIK LJUNGBERG do Arsenal e que nas horas vagas é modelo da Calvin Klein… (ele é sueco)

    Ele é um deus nórdico…ma-ra-vi-lho-so

    Olha isso…

    http://pub.tv2.no/multimedia/TV2/archive/
    00174/Fredrik_Ljungberg_174117g.jpg

    http://www.fredrikljungberg.net/

    26/5/06 10:19

  7. Allan Robert P. J. on May 26, 2006 12:22 pm

    Hum… Acho que vou assistir o campeonato feminino de beach volei.

  8. Gabs on May 26, 2006 12:37 pm

    Vai no site da Dolce & Gabbana e clica em \”UNDERWEAR CAMPAING\”

    http://ita.dolcegabbana.it/sitemap.asp

    São os jogadores da Squadra Azurra!

    IUHÚ!

  9. valter ferraz on May 26, 2006 3:03 pm

    Menina, vc fez a lição de casa inteirinha e estudou para a prova. As definições, regras(a do impedimento precisaria ser mais completa, mas tudo bem valeu o esforço)e os fundamentos, todos lá.
    Agora tua seleção não ganharia. Só ataque não vence jogo, não se esqueça que o futebol é um jogo de estratégica e táticas combinados, para isso é preciso seguir as regras. No mais, perfeito.Parabéms, menina!

  10. João Henrique on May 26, 2006 8:40 pm

    Show de bola, muito bom. O que é redundância em se tratando de textos da Sandra. E ficou claro: ela entende de futebol, apesar de palmeirense. Quanto ao time, sem comentários…rs

    26/5/06 20:40

  11. Eduardo Guimarães on May 27, 2006 12:39 am

    Anônimo disse…
    Olá, Sandra. Encontrei o endereço do seu blog por acaso e, não sei por que, decidi acessá-lo. Fiquei encantado com seu português primoroso. Amo escrever e amo quem escreve bem, seja lá sobre o que for. Também tenho um blog (http://edu.guim.blog.uol.com.br), mas lá o assunto é política. Gostaria de escrever sobre outros assuntos, mas o momento político que vive o Brasil exige de mim que deixe de lado o prazer e fique com o que julgo ser minha obrigação. Mas foi relaxante ler você, Sandra. Voltarei mais vezes. Abração, Eduardo Guimarães

  12. Anônimo on May 27, 2006 2:20 am

    Meu Deus…isso e uma selecao de deuses gregos

  13. Anônimo on May 27, 2006 2:21 am
  14. Luninha on May 27, 2006 6:07 pm

    Muito machista o início do seu post….minha mãe por exemplo ficará orfã de filha então..pq eu acompanho tudo!!
    Muito bom com as explicações…perfeitas. Uma correção: pênalti é qualquer falta dentro da área, grave ou não, se o juiz marcar que é falta dentro da área, cobra-se pênalti.
    Gostei muito da seleção…
    Beijos querida

  15. Malvada on May 27, 2006 6:54 pm

    Tem vaga pra massagista? (das mais bagaceiras….hahahhaa)

  16. lucas rodrigues dos santos pereira on August 24, 2008 6:17 pm

    quero fazer teste de futebol sou um zagueiro muito bom

  17. Ju on December 21, 2008 7:32 am

    HUMMM

    n 1- Becks, David.. claro!!! sem a menor sobra d dúvida!!

    n 2- KKZINHOOOO

    N3 lUCA tONI por amoooooooor!!! q gazzia!! madre mía!!

  18. gisinha on January 28, 2010 3:26 pm

    gente… temos um zagueiro tudo canavarro! acho que é isso mesmo! vi umas fotinhas dele… e meu deus! lindo!

  19. BEATRIZ on June 16, 2010 8:38 pm

    ARNEEEEEEEEEEEEEEE FRIEDRICH EU TE AMOOOOOOOOOOOO

  20. marcus vinicius on June 18, 2010 11:35 am

    kd a d schweinsteiger a verdadeira raça alamã em campo…vlw!!!!

Nome (requerido)

Email (Segredinho nosso)

Site ou blog

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Deixe seu recado (que pode ser devidamente editado, ignorado, respondido, deletado... Depende do meu humor!)

"A vontade pode e deve ser um motivo de orgulho superior ao talento." Balzac

"Quem atinge o seu ideal, ultrapassa-o precisamente por isso." Friedrich Nietzsche

"O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato." Bernard Shaw

"Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los." Walt Disney